Comunicação Licitatória Governamental (CLG)
Vamos abordar neste site os elementos principais da Comunicação Licitatória Governamental das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em seu Procurement Process, sobretudo nas etapas de licitação e contratos.
A comunicação do governo com os seus stakeholders na área de compras públicas é essencial para garantir os princípios de eficiência, legalidade, moralidade, impessoalidade e, sobretudo, publicidade, também conhecidos como princípios constitucionais.
Neste objeto de estudo, a CLG trata da comunicação nos processos relacionais à licitação e contratos do Governo Federal, sobretudo nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Compras Governamentais e a importância da Transparência dos atos administrativos
Procurement é o ato de planejar, adquirir e gerenciar bens e serviços de fontes externas à organização por meio de uma disputa concorrencial de diversas soluções do mercado. Não há uma tradução usual em língua portuguesa para Government Procurement ou Public Procurement.
O estudo das várias possíveis soluções para uma compra pública é uma etapa importante antes da licitação, pois evita direcionamentos ou compra de soluções incompletas. Negligenciada, o estudo das soluções envolve a pesquisa de marcas, fabricantes e modelos de produtos e seus atributos, mesmo antes de definir o preço que será licitado.
Estas soluções devem oferecer o melhor custo/benefício possível à organização.
O Governo Federal faz suas aquisições por meio de licitação, com jurisprudência em constante atualização. Ele utiliza a plataforma online Comprasnet.
O Jornalismo Investigativo pode ser uma das ferramentas para os achados de fraudes em licitação, sobretudo ao se analisar big data com o intuito de se achar os caminhos da corrupção ou má gestão do dinheiro dos setores produtivos da sociedade brasileira. Portanto, ser transparente é uma qualidade de um governo que presta contas à sociedade.
Por Jornalista Ricardo Belinski.